No atual momento em que vive a Igreja e por consequencia a fé cristã ,cabe a nós como baluartes de uma reforma pela preservação de uma doutrina que sirva de alicerce seguro e saudável para nossos contemporâneos e também para as gerações vindouras, identificarmos, avaliarmos e tratarmos uma grande questão que tem passado despercebida em nossos púlpitos: a espiritualidade contemporânea.
Nos últimos trinta ou quarenta anos temos presenciados movimentos inúmeros que se propõem a pregar, ensinar, capacitar e até mesmo iniciar um avivamento na igreja cristã. Avivamento esse que é tido como uma ferramenta para libertação de uma geração mais do que nunca entregue e desafiada com a "iguarias de faraó". (Dn. 3)
Só que com a inocência, ou porque não dizer, ingenuidade, de buscar-se uma transformação que começa dentro do coração humano (no ato da regeneração) e alcança proporções globais (como o caso do avivamento na inglaterra no séc. XIX) só por meios horizontais e antropocentricos, muitos movimentos tidos como "avivalistas" não rompem as barreiras da mediocridade.
O que temos observado é que vários grupos ou movimento renovados e "cheios do Espírito", que mesclam técnicas de avivamento na igreja com estudos e dinâmicas de grupos para chegarem à seus fins, têm formado um quadro alarmante e difícil para o cenário da fé.
De um lado cria-se um gueto evangélico dos ditos "espirituais". Grupo esse formado por muitos esteriotipados que alegam não mais pertecerem a este mundo decaído, (por isso são apolíticos e aversos a qualquer manifestação cultural); que usam de uma série de regras e leis morais, comportamentais e religiosas para basearem a sua crença, usam também do quesito fé e poder de Deus como um amuleto para suas responsabilidades e decisões; geralmente formado por cristãos com processo de conversão dramática, ou pessoas que tem um histórico emocional bastante assimétrico, tendem a usar de jargões próprios, linguajar específico, estranho e unânime e na maioria da vezes entendem a realidade espiritual e a figura de Deus como um dos filmes de George Lucas, onde bem e mal estão se degladiando pela conquista da Força, e Deus e o Diabo são arqui-inimigos e vivem nesse dualismo de poder.
Para esses irmãos , os 'Espirituais', o relacionamento com Deus, o poder que um crente tem, e sua posição espiritual na maioria das vezes é medido pela altura de sua oração, pela quantidade de versículos bíblicos que ele decorou e também pela quantidade de restrições e negações ele faz em nome de sua fé, e quando afortunados, pela quantidade de demônios ele conhece e quantos já expulsou.
De outro lado, temos aqueles que geralmente se opõem a esse grupo, por entenderem uma espiritualidade deturpada que lhes fora apresentada no novo contexto eclesiastico brasileiro. Esse grupo é composto em sua maioria de pessoas que se converteram em igrejas/empresas e que nunca entenderam os limites da fé cristã. Confundem espiritualidade com espiritismo e imaginam um céu com uma porta muito larga em sua entrada. São crentes sem fundamento teológico e doutrinário, crentes com uma vida de oração que não passa pela contemplação e nem pela devoção, mas que em suas bíblias, geralmente fashions e em versões duvidosas e simplistas, tem todos os textos com promessas financeiras e de bençãos grifadas e até decoradas. Crentes que não se sentem desconfortáveis em compactuar com o pecado, desde que ele não atrapalhe o ativismo cristão desenvolvido, e também não se sentem mal quando misturam a fé cristã com crença popular ou mesmo rituais satanicos e macumbaria, contanto que se cumpram os textos grifados em sua bíblias.
Essa é a espitualidade moderna, espiritualidade longe da peregrinação interior em busca de transformação de mente, mudança de atitude, de caminho. Espiritualidade que se mistura à universalidade de adoração desrespeitosa e sem compromisso com Deus, que é capaz de adorar no culto dominical mas levar mensagem triunfalista barata em suas mensagens. Essa é a espiritualidade que temos presenciado.
Mas ainda bem que há o Espírito...
a pessoa da trindade que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Ele que é o agente sobrenatural na regeneração, batizando todos aqueles que são pertencentes do corpo de Cristo, e com tantas outras atribuições tão belamente definidas pelos teólogos compromissados com o Reino e na própria Escritura.
Este Espírito que tem se manifestado nos corações dos eleitos e feito com que o calor e o fervor da Palavra de Deus continue no coração da Santa Igreja, está pronto para alcançar os que são seus e transformar a nossa realidade espiritual.
Este Espirito é que, quando ouvido e respeitado, transformará crentes sem fundamento ou compromisso em cristãos autenticos, Ele converterá os corações maldosos e pecadores ao Senhor da Glória e demostrará o abismo que divide nosso Grande Eu Sou e Baal. Esse mesmo Espirito que consolará a Noiva e irá conduzi-la ao Noivo. Trará o verdadeiro avimamento que irá fazer com que o fogo arda continuamente sobre o altar e não se apague jamais. Daí então entenderemos que podemos sim ser Espirituais com uma Espiritualidade saudável guiada pelo Espírito de Deus.
Este Espírito que tem se manifestado nos corações dos eleitos e feito com que o calor e o fervor da Palavra de Deus continue no coração da Santa Igreja, está pronto para alcançar os que são seus e transformar a nossa realidade espiritual.
Este Espirito é que, quando ouvido e respeitado, transformará crentes sem fundamento ou compromisso em cristãos autenticos, Ele converterá os corações maldosos e pecadores ao Senhor da Glória e demostrará o abismo que divide nosso Grande Eu Sou e Baal. Esse mesmo Espirito que consolará a Noiva e irá conduzi-la ao Noivo. Trará o verdadeiro avimamento que irá fazer com que o fogo arda continuamente sobre o altar e não se apague jamais. Daí então entenderemos que podemos sim ser Espirituais com uma Espiritualidade saudável guiada pelo Espírito de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário