Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

... Reimaginando a Igreja ...


Durante os últimos dias tenho me dedicado a uma leitura que tem ampliado meus horizontes ministeriais e a forma como enxergo a igreja.
Percebi durante esse tempo o quanto nós cristãos evangélicos somos enraizados numa cultura católica-romana que nos faz ter um apego "medieval" ao templo.
Imersos em nossas atividades eclesiásticas e cumprindo programas e calendários não temos tempo de analizar qual era a proposta neo-testamentária de ser igreja e como viver em igreja.
Esquecemos os propósitos da Ecclesia e nos tornamos um grupo qualquer tecnicista e ritualista da fé. Somos bons em planejamentos, estratégias de marketing e em cumprir rituais cúlticos msa abandonamos o sentido familiar com a qual a igreja se originou.
"Vamos à igreja" mas ela não está em nós. Não nos reconhecemos como tais e terceirizamos para um especialista da fé (clero) a responsabilidade de cultuar. Não há compartilhar de esperiências, não há edificação mútua, não há refeições comuns. Parece que os escritos paulinos e o livro de Atos de pouco valeram para nós.
Tenho orado e estudado buscando de Deus uma eclesiologia cristocêntrica que mais se assemelhe ao NT. Tenho ensinado meu povo a cultuar com o coração e não somente presos a uma liturgia impecável mas longe da proposta de ser igreja, que na minha opinião é representar a Trindade e sua koinonia em nossas vidas. É a PERICORESE... o relacional... o orgânico... a unidade...
Enfim, estou tentando reimaginar a Igreja.
Espero estar no caminho certo!

Nenhum comentário: